Gmail deixará de importar mensagens de outros e-mails via POP3
Resumo
  • Gmail deixou de suportar importação de e-mails de terceiros via POP3 em janeiro de 2026;

  • Google não emitiu nota oficial sobre o assunto, mas atualizou uma página de suporte para comunicar a decisão;

  • Fragilidade de segurança do POP3 é uma causa provável para a mudança.

2026 começou com uma mudança silenciosa no Gmail. Neste mês de janeiro, o serviço deixou de suportar a importação de mensagens de outros provedores de e-mail via protocolo POP3. Quem usa esse recurso para concentrar suas contas de e-mail no Gmail terá que recorrer a outros mecanismos para esse fim.

Não houve nenhuma nota pública sobre a decisão. O aviso sobre a mudança aparece nesta página de ajuda do Gmail, que afirma que os seguintes recursos perderão suporte (considerando janeiro de 2026 como data inicial):

  • Gmailify: com esse recurso, você pode usar recursos especiais, como proteção contra spam ou organização da caixa de entrada, na sua conta de e-mail de terceiros;
  • Verificar e-mail de outras contas: não será mais possível buscar e-mails de contas de terceiros para sua conta do Gmail com o POP.

O POP3 consiste na terceira versão de um protocolo criado na década de 1980 que permite que o usuário baixe mensagens de um serviço de e-mail usando clientes como Mozilla Thunderbird e Microsoft Outlook.

Lançado em 2004, o Gmail suportava o POP3 desde os seus primórdios justamente para permitir que o usuário acessasse, por ali, mensagens em outras contas de e-mail.

A importação via POP3 ainda funciona para muitos usuários, mas o recurso deverá ser inteiramente removido do Gmail até o fim deste mês.

Por que o Gmail deixou de suportar o POP3?

O Google não explicou o motivo. Contudo, o Register levanta a possibilidade de a decisão ter como base o fato de o POP3 exigir o envio de senha em texto puro, sem criptografia, para funcionar. Para os padrões atuais, isso corresponde a uma importante fragilidade de segurança.

Isso não significa que o Gmail deixou de permitir integração com outros serviços de e-mail. Ainda é possível fazer isso usando o aplicativo do Gmail para Android, iPhone ou iPad, por exemplo, a partir de uma conexão IMAP, um protocolo mais seguro do que o POP3.

O problema é que o suporte a IMAP no Gmail é limitado. Quem tiver problemas com isso deverá recorrer a medidas alternativas, como criar um encaminhamento automático de mensagens em outras contas para o Gmail ou, no fim das contas, adotar um cliente de e-mail, como os já mencionados Thunderbird e Outlook.

Gmail deixará de importar mensagens de outros e-mails via POP3