Dell admite que consumidores não estão interessados em AI PCs
Resumo
  • A Dell afirma que a inteligência artificial não é um critério relevante para consumidores.
  • O vice-presidente Jeff Clarke destaca a promessa não cumprida da IA e outros fatores, como tarifas de importação e a transição para o Windows 11, como desafios recentes.
  • Kevin Terwilliger, head de produtos, acredita que a IA pode confundir mais do que ajudar os consumidores na decisão de compra.

A Dell assumiu um posicionamento que destoa da maioria das fabricantes de computadores: a marca praticamente não está falando de inteligência artificial ao apresentar seus produtos. A mudança de postura, percebida na feira CES 2026, nos Estados Unidos, ocorre após meses de divulgação dos chamados AI PCs.

Para a empresa, a tecnologia ainda não levou ao crescimento esperado das vendas, o que sugere que ela não é tão relevante assim para os clientes. Kevin Terwilliger, head de produtos, acredita que a IA pode mais atrapalhar do que ajudar na hora de convencer o consumidor.

IA ainda não entregou o esperado, diz vice-presidente

Isso ficou muito evidente durante o evento em que a companhia anunciou a volta do XPS e a entrada da marca Alienware em segmentos mais acessíveis.

Na ocasião, o vice-presidente e COO da companhia, Jeff Clarke, apontou a “promessa não cumprida da IA e a expectativa de que a IA vai aumentar a demanda por parte dos consumidores finais” como um dos fatores desafiadores do último ano.

O executivo também elencou as tarifas de importação, a transição lenta do Windows 10 para o Windows 11 e a crise da memória RAM como elementos que atrapalharam o setor ao longo dos últimos meses. Ironicamente, o preço da RAM disparou pela alta demanda do componente para a construção de data centers de IA.

IA não é critério para compra, afirma executivo

Clarke não é o único na Dell a olhar com desconfiança para a IA generativa. Terwilliger também tocou no assunto.

“Uma coisa que você nota é que a mensagem que estamos usando para nossos produtos não é AI-first”, explicou, em uma conversa virtual com jornalistas. “Então, é um pouco diferente de um ano atrás, quando estávamos totalmente dedicados aos AI PCs.”

Isso não significa que quem comprar um Dell não terá acesso ao Copilot ou a outras ferramentas do tipo — a empresa só não vai insistir nesse argumento, já que descobriu que os consumidores não estão interessados.

“Estamos muito focados em entregar recursos de IA nos dispositivos — tudo que estamos anunciando tem NPU — mas, ao longo do ano, descobrimos, especialmente de uma perspectiva do consumidor, que eles não estão usando a IA como critério na hora de comprar”, revela o executivo. “Na verdade, eu acredito que a IA mais confunde do que ajuda na hora de entender uma utilidade específica”.

Dell admite que consumidores não estão interessados em AI PCs